quinta-feira, 20 de maio de 2010

Afinal, Scrap o quê?

Olá iniciantes! Se você sempre pesquisa na internet ou compra revistas de scrapbooking vai ver que entre as scrappers existem muitas diferenças em suas páginas. Cada página fala de algo diferente e cada scrapper usa diferentes métodos para expressar seus sentimentos, podemos classificar suas páginas em determinados estilos. Algumas páginas nos levam ao olhar puro e simples, outras com muitas camadas de papéis e enfeites. Sim, cada página é única, assim como os estilos, mas o scrap é seu, a história contada é a sua e nada impede que você misture os estilos ou crie um novo jeito de fazer scrap. Não fique presa a estilos e tendências, ouse, crie! Vamos começar falando do estilo Clean and Simple.


Clean and Simple

Como o próprio nome, o estilo Clean and Simple, sugere páginas limpas, claras, simples na sua composição. São projetos minimalistas, com poucos e bem colocados elementos, as fotos geralmente são quadradas ou retangulares. Essa página dá destaque à foto e ao journaling, com grandes espaços vazios, ou os papéis usados com muita simetria. Esse estilo funciona muito bem com fotos muito coloridas e com muitas informações ou em lay-outs duplos (páginas duplas).

Uma scrapper famosa que é referência nesse estilo é Cathy Zielske, autora do livro Clean and Simple Scrapbooking - The Sequel. Nesse livro ela explica como fazer páginas simples, mas seguindo preceitos básicos de design. Ela explica que sem um bom design as páginas se tornam apenas um amontoados de fotos e enfeites. No site Scraparty da Renata Pacheco tem uma resenha excelente desse livro.

Essa é uma página da Cathy, de scrap hibrido, ou seja, scrap artesanal com alguns elementos digitais.
Para saber um pouco mais sobre o seu trabalho visite o seu blog: http://cathyzielske.typepad.com

Eu fiz uma página nesse estilo, é um lift da Regiane Torres que usa esse estilo muito bem.

Bom, por hoje é só.
Espero que gostem e acompanhem nosso artigo, mandem suas dúvidas para o nosso e-mail scrapcuritiba@bol.com.br
Até o próximo artigo!

8 comentários:

cinthia disse...

Ka, ficou super bem explicado e exemplificado.
Bjão

Dani Fai disse...

Legal
adorei também

Leticia disse...

Adorei esse artigo!
bjs

Fabi Ormerod disse...

Oi Ka, ótimo artigo, é muito bom a gente esclarecer os estilos de scrap e usar scrapper e livros de referência, adorei. Beijocas

Lu Zischler disse...

Ka,adorei esse assunto. Sempre há confusão sobre estilos e quem tá começando pode achar que deve se enquadrar em algum deles. Adorei seus exemplos de Clean & Simple!
bjs

Vanessa Monique disse...

Pra falar a vdd até hj não consegui bem entende o q é scrapbook,tô começando a ter uma idéia.
ESpero sua visita no meu blog.
www.fluem.blogspot.com
:*

Julia Cotrim disse...

Super bem escrito Ká! Amei as dicas! Beijos

LucianaW disse...

Oi Karine, seu LO ficou lindo, parabéns! Eu infelizmente não consigo trabalhar assim tão clean...rsrsrs
Valeu a dica!
Bjs