sexta-feira, 12 de março de 2010

Coluna - E por falar em Scrap

Depois de longas férias a Coluna está finalmente de volta. E nesse reinício temos uma convidada muito especial - a talentosa Renata Pacheco.  A Rê é paulista,  jornalista, casada com o Wagner e mãe do Tiago e Felipe. Faz parte do TD do site ScrapbookBrasil . Começou no scrap em 2008, "Fiz oito aulas básicas na loja, aí descobri os fóruns, os blogs, e nunca mais parei".



A Rê estuda e pesquisa muito  sobre  scrap e técnicas alternativas  e com muita generosidade divide o que aprende.  Nesse texto ela nos dá muitas dicas interessantes para quem deseja se aprofundar nesse mundo.
Para conhecer mais sobre ela visitem - http://scraparty.com/



Um mundo de possibilidades

Desde criança, sempre tive sede de aprender – de tudo um pouco, mas quando eu gostava de algo me aprofundava até enjoar. Na adolescência, quem me conhecia melhor já disparava: Qual é a mania do momento? Ihhh, lá vem a Renata falando de... E cada hora eu estava empolgada com alguma coisa diferente.
Quando comecei com o scrapbook, em janeiro de 2008, a família já avisava: Não compra muita coisa porque depois fica tudo aí largado! Mas eu senti que dessa vez a paixão era diferente, que o scrap tinha me contagiado pra valer. E há pouco tempo, pensando nisso, descobri o motivo: com o scrapbook, eu posso aprender algo totalmente novo todos os dias! Literalmente!
E é isso que tenho feito desde que comecei. Primeiro, fiz algumas aulas presenciais, pra me “tirar do zero”, pois não sabia nem por onde começar. Logo depois, descobri os fóruns e blogs, comecei a participar de desafios que me ajudaram a evoluir rapidamente. Aulas online, livros, workshops em sites internacionais – nunca mais parei de aprender!
Do scrapbook básico — com papel, caneta e fotos —, comecei a aprender técnicas diversificadas. Primeiro me apaixonei pelo distress, depois por encadernação; há cerca de um ano mergulhei no mundo do mixed media, que abre ainda mais possibilidades. E 2010 deverá ser para mim o ano da fotografia – digo deve ser, pois poderá aparecer outra paixão pelo caminho. Por tudo isso, não sigo um estilo definido – meu trabalho está em constante mutação, como vocês podem conferir na minha Galeria (http://www.scraparty.com/Galeria). Como os trabalhos estão postados em ordem cronológica, dá para acompanhar o que mais estava chamando a minha atenção em cada fase.
Hoje acompanho mais de 320 blogs (que assino no Google Reader), faço pelo menos dois cursos online ao mesmo tempo e participo do Time de Design do ScrapbookBrasil. Dedico ao menos cinco horas por semana para estudar essa arte, seja nos livros ou na internet. Assim, tenho certeza que encontrei o hobby ideal para saciar minha sede de aprendizado; afinal, que outra atividade tem tantas possibilidades como o scrapbook?

Quer aprender mais? Então veja algumas dicas!
Além de algumas (poucas) aulas presenciais, a maior parte dos meus cursos eu fiz na internet. Confira:
ScrapStudio (http://www.scrapstudio.com.br/) – uma ótima opção se não sabe por onde começar; os cursos são super detalhados e em português!
Scrap Tutor (http://www.scrapbook.com/university/tutor.php) – foi o primeiro curso online que eu fiz, logo que comecei a aprender o que era scrapbook. É super didático, básico, para quem está começando mesmo. Ensina um pouco de cada técnica. Eu amei! Quando fiz, era pago, mas agora é totalmente grátis! Não perca!!!
Get it Scrapped (http://www.debbiehodge.com/xcart/home.php?cat=251) – as aulas também são bem didáticas e detalhadas; as melhores, para mim, são as da Dina Wakley – fiz todas!
Big Picture Scrapbooking (http://www.bigpicturescrapbooking.com/workshops.php) – tem uma didática muito fácil de acompanhar; neste site estão as aulas com as feras do scrapbooking, como Stacy Julian, Ali Edwards, Cathy Zielske, Donna Downey; já fiz várias e atualmente estou fazendo dois mega workshops ao mesmo tempo – com a Cathy e a Stacy.
Julie Prichard (http://www.julieprichard.com/workshops/) – as melhores aulas com técnicas de pintura e art journal; já fiz todos os cursos da Julie e estou inscrita para o próximo, que ela vai dar juntamente com a Chris Cozen, outra fera dos pincéis.

Quanto aos livros, já li muitos, difícil dizer os que gostei mais. No meu blog há resenhas de vários deles, vou indicar aqui os que mais me marcaram, por algum motivo (os links são para as resenhas, para quem quiser saber um pouco mais):
The Big Picture, de Stacy Julian (http://www.scraparty.com/index.php/2009/12/faca-seu-scrap-ser-big/), mudou totalmente meu conceito de como fazer scrapbook.
Clean & Simple, de Cathy Zielske (http://www.scraparty.com/index.php/2009/10/a-forca-do-design/ ), é outro livro que nos faz refletir sobre o nosso hobby; adorei!
A Designer’s Eye for Scrapbooking, de Ali Edwards (http://www.scraparty.com/index.php/2009/07/scrapbook-e-design/ ), um tratado para quem quer aprender scrapbookink; aliás, todos os livros da Ali são fantásticos, mas acho que esse é o mais conceitual deles, uma verdadeira escola de design.
Creating Handmade Books, de Alisa Golden (http://www.scraparty.com/index.php/2009/05/fazendo-os-proprios-livros/ ), a autora tem os melhores livros de encadernação entre os que já vi, com tutoriais super detalhados e fáceis de serem reproduzidos.
Taking Flight, de Kelly Rae Roberts (http://www.scraparty.com/index.php/2009/03/de-asas-a-sua-criatividade/ ) foi o livro que me jogou no mundo do mixed media; depois dele, li dezenas de outros, que também gostei.
Se quiser saber mais sobre esses e outros livros, dê uma passada no meu blog, onde há várias resenhas! (http://www.scraparty.com/index.php/category/aprendizado/livros/ )

Alguns trabalhos lindos e inspiradores da Rê. 

Re, agradecemos sua valiosa contribuição com a Nossa Coluna. 

Um ótimo final de semana a todos,

9 comentários:

Leticia disse...

Re, que honra tê-la aqui no nosso blog!!!
Amei seu artigo!
Maravilhoso.
Bjs

PATRÍCIA RIOS disse...

Adorei conhecer um pouco mais desse seu talento...
TKS

Renata Pacheco disse...

Obrigada, meninas! Eu é que agradeço a oportunidade de fazer uma visitinha por aqui! Bjs!

patricia dias disse...

Re,
Super obrigada por dedicar um pouquinho do seu tempo pra gente. Obrigada por compartilhar seu talento e conhecimento conosco.

bjos,

Fabi Ormerod disse...

wow, super artigo Renata, sou super fã do seu estilo, adorei as dicas dos cursos. Beijocas

Gisele Alves disse...

Muito legal sua participação no nosso blog!
Adorei as dicas de cursos...

Lu Zischler disse...

OI, Re! adorei seu artigo e as dicas de sites e livros!
bjs

Karine MB disse...

Adorei seu texto Rê, as dicas são ótimas!!!!

Eli disse...

Muito obrigada por partilhar conosco esses sites maravilhosos e seus trabalhos tão inspiradores.
Beijos,
Eli