quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Artigo sobre Fotografia - Melhorando suas fotos

O ScrapFriendCuritiba estréia uma nova coluna de artigos - sobre fotografia! Temos certeza que será muito interessante, afinal no scrapbook a foto é tudo e quanto mais aprendermos sobre esse assunto, mais páginas bonitas faremos!

Então, aproveitem o artigo escrito por Gerhard Waller!



Melhorando suas fotos
Por Gerhard Waller



Compreendendo os ajustes básicos de sua câmera.

Muitas vezes quando tiramos nossas fotografias nos perguntamos por que nossas fotos não saem tão boas quantos as fotos das revistas, mesmo as fotos de exemplo da propaganda da câmera que eu uso? Tirando o mérito do fotógrafo, pois sou da opinião que quem faz a foto é o fotógrafo e não a câmera, podemos fazer alguns pequenos ajustes na câmera que irá melhorar significativamente o resultado final da su sua foto.


Antes de tudo, leia o manual da sua câmera pois só assim você saberá os recursos que ela oferece e como modificar as configurações dela.

O erro mais comum cometido é tirar a câmera recem comprada da embalagem e começar a usá-la sem alterar as configurações padrões de fábrica. Em geral essas configurações são feitas para facilitar a vida do usuário porém isso compromete e muito o resultado final de foto: ISO automático, imagem com alta compressão e menor resolução para caber mais fotos no cartão de memória, flash automático, zoom digital ligado e outros tantos recursos que podem comprometer o resultado final da foto.


Alguns ajustes básicos e o que acontece ao modificarmos eles:

ISO*

ISO é o padrão de sensibilidade do filme, ou no nosso caso, do sensor digital. Quanto maior o ISO maior a sensibilidade a luz e por consequência quanto menor o ISO, menor a sensibilidade. Mas então porque não deixar ajustado o ISO para a maior sensibilidade? Porque o preço que se paga por uma maior sensibilidade é o maior ruído no sensor, comprometendo a qualidade da foto. Usamos um alto ISO quando temos situações de pouca luz e precisamos de mais sensibilidade no sensor e nessas situações é melhor ter um pouco de ruído mas pelo menos conseguimos fazer a foto.
Se temos um ambiente claro o suficiente então a melhor opção para garantir uma melhor qualidade na foto é usar um ISO baixo, em geral 100 ou até mesmo 64 (em algumas câmeras).




Foto 1: ISO 100.



Foto 2: Detalhe ISO 100.



Foto 3: ISO 1600.



Foto 4: Detalhe ISO 1600.




Compressão da foto

As fotos tiradas no formato Jpeg (.JPG) sofrem um processamento pela câmera e em geral são comprimidas para se ter um arquivo de menor tamanho. Essa compressão faz com que se perca algumas informações importantes no arquivo ocasionando uma diminuição na qualidade da foto. Nas fotografias tiradas para serem usadas na internet ou mesmo para serem visualizadas apenas no computador essa compressão é quase imperceptivel porém quando imprimimos uma foto essa diminuição de qualidade é percebida, principalmente nas impressões de grandes dimensões.
Ajuste o grau de compressão da foto para o menor valor possivel (em geral no modo “fine”) se você pretende imprimir suas fotos, os arquivos serão maiores mas o resultado final compensa.



Foto 5: Detalhe foto em .JPG com baixa taxa de compressão.

Foto 6: Detalhe foto em .JPG com alta taxa de compressão.



Tamanho da foto

É possivel selecionar o tamanho da foto que será tirada pela sua câmera. Tamanho maiores geram arquivos maiores mas permitem que fotos maiores possam ser impressas sem perda de qualidade. Podemos usar a seguinte tabela como referência:

Megapixel Tamanho da foto (cm)
1 MP 7x10
2 MP 10x15
3 MP 13x18
5 MP 18x24
8 MP 20x25
10 MP 24x50

É possivel imprimir fotos maiores usando uma resolução menor, porém isso acarretará um diminuição de qualidade final da foto impressa. Quanto maior for a necessidade de se ampliar a foto, pior o resultado final.
Deixe sua câmera configurada para o tamanho máximo da foto, você não só poderá imprimir fotos maiores como também poderá selecionar partes da foto (crop) com pouca ou nenhuma perda na qualidade final.

Zoom digital

O zoom digital nada mais é do que um recurso da câmera de ampliar as informações do sensor, com isso temos perda da qualidade da foto.
Desligue o zoom digital da sua câmera e caso precise selecione a parte da foto que você quer ampliar e faça a ampliação usando programas como o Photoshop ou outro programa de edição de fotos, em geral o resultado é muito superior ao do zoom digital.


* O ISO será tratado com mais detalhes em outro artigo.




Gerhard Waller é veterinário por formação,
engenheiro mecânico por profissão
e fotógrafo por paixão.


Agora conheça um pouco do excelente trabalho de Gerhard Waller:

























Esperamos que vocês tenham gostado dessa novidade que preparamos com muito carinho!!!



Um excelente final de semana para vocês!!!

13 comentários:

Cacau Waller disse...

Sei que sou suspeita pra falar, mas amei esse artigo!!!!
Bjs

Laura Izola disse...

Parabéns pelo artigo.. demais.. muito esclarecedor e as fotos são lindas... valeu gurias!!! bjs!

Leticia disse...

Nossa, maravilhoso esse artigo!!! Muito esclarecedor mesmo, adorei!!! Obrigada Gerhard pelas excelentes explicações. Quero mais!

Maya disse...

Gerhard, muito obrigada pela super aula que nos deu com esse artigo!!!
Está muito bem escrito e ajudou a entender muitas coisas que eu não sabia!!!
Suas fotos são maravilhosas!!!
Cacau, vc tem vantagem no scrap com essas fotos lindas né!!! hehehe
Beijos!

leticia disse...

adorei as dicas. vou aguardar o proximo artigo pra saber mais sobre o tal do ISO! ah, eu tb gostaria de saber sobre o wb (white balance) se for possivel! hehehe

gargama disse...

grande Groo!!! valeu menino. belíssimas fotos. quando passa por SCarlos de novo?
aquele abraço, e saudades,
gargama

Gisele Alves disse...

Muito bom o artigo. Adorei!
Com certeza vou usar as dicas... minhas fotos são péssimas!!!! Nunca tive jeito com máquina fotográfica.

Karine MB disse...

Adorei!!!!!! Muito bom esse artigo!!!!!
Obrigada Gerhard!!!!

Mercia Correa disse...

Olá Pessoal!!
Adorei o artigo!! Parabéns ao Gerhard!! Acabei de comprar uma máquina nova e ainda estamos na fase de experimentá-la, e com as dicas vai ajudar bastante!!
Beijos a todos e bom findi!!

SIBELE disse...

Obrigada Gerhard pela excelente explicação!
Eu estou engatinhando nesse negocio de fotorafia e essas dicas são valiosissimas pra mim!!

Silvana Franco disse...

Dicas super bacanas!! Vão me ajudar muito!!
Brigadão por compartilhar!!!

Bjs à todos!!

Lu Zischler disse...

Adorei!! Ultimamente tenho mexido mais na regulação da câmera, mas às vezes, com as crianças, que hora estão no sol, depois correm para a sombra, acabo deixando no automático, pois até acertar a máquina,perdi o momento...
rsrsrs!
Obrigada pelo artigo!

Fabiavila disse...

Bom de mais!!! Agora Eu sei porque as minhas fotos saim sempre cheias de ruídos á noite. Adorei. Bjs, Fabibi.