segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Afinal, Scrap o quê?

Olá Iniciantes! Vamos conhecer um pouco mais sobre scrapbooking? Nossa intenção com esses artigos mensais é esclarecer, ajudar e incentivar os iniciantes a fazer scrap sem medo, a se jogar nesse mundo sem volta do scrap... rsrs Digo sem volta porque, depois que você se apaixonar não vai mais conseguir parar!

Então já compraram seus primeiros materiais? Conseguiram fazer uma página? Vou mostrar agora a minha primeira página, que fiz utilizando apenas os materiais básicos. Uma página de iniciante, sem conhecimento de técnicas, a única coisa que eu sabia era sobre a questão da acidez dos materiais.Utilizei cardstock, fitas de cetim, botões, sianinha, papel vegetal, caneta gel da Uni-ball, tecido e ilhós (esse último eu não mencionei na lista de materiais do último artigo).


Agora vamos ver quais são os itens importantes ou que fazem parte de uma página de Scrap:


A FOTO
O primeiro e o principal e que sem ele não haveria a página é a foto! Hoje com as máquinas digitais nós tiramos várias fotos de um mesmo evento, o ideal é escolher e selecionar as melhores, você pode colocar quantas fotos quiser na sua página, vai depender da história que você quer contar com essa página. Você poder escolher uma sequência de fotos para contar, por exemplo, que seu filho aprendeu a andar de bicicleta. Você pode fazer também páginas duplas, ou seja, páginas que formam uma sequência, tem a mesma aparência e os papéis escolhidos dão continuidade na história que você quer contar.

Veja essa página da Luciana, ela utilizou 6 fotos para contar a experiência da Renata na tirolesa.


E nessa página a Letícia usou uma foto, que expressa o sentimento que ela quer passar através da poesia.


Nessas páginas a Mayalu fez uma sequência de fotos sobre o seu casamento em duas páginas.




A HISTÓRIA

Depois que você escolheu a foto, tem o journaling. Mas o que é isso? Journaling é o texto, é a história propriamente dita, é o que a foto não conta. Não existe um tamanho adequado ou específico para o journaling. Pode ser um história sobre aquela foto, pode ser um texto, pode ser a data, enfim, o que você achar importante contar sobre a foto. Se você ficar em dúvida sobre o que escrever, olhe para a foto e conte para alguém, o que você falaria?

Nessa página da Pati Dias o journaling é o principal.


Nessa página da Fabi o journaling explica o título da página.


Nessa página da Cacau o journaling está escrito em tags, que são pequenos enfeites em forma de etiqueta.


Agora que você já sabe o que precisa para fazer uma página e quais os partes importantes da página de scrap, que tal começar? Temos páginas lindas inspiradoras das meninas.


MAIS MATERIAIS E FERRAMENTAS

Agora vou falar sobre mais materiais e ferramentas, e aos poucos você vai aprender a usar:

*Canetas: assim como os papéis existem canetas que não apropriadas para utilização em scrap. As canetas que indico são: Tombow, Versamark, Uni-ball Signo (gel), Bismark, Zig Millenium, Marvy Uchida, Pigma Micron, Sakura, Canetas de tinta nanquim.



*Glue dots: São pequenos adesivos, ideais para colar flores, botões e outros enfeites nas suas páginas.



*Cola em bastão: nem todas as marcas são livres de ácido.

*Tinta acrílica: pode usar sem medo.


Tinta em spray: essa tinta é super fácil de aplicar e agora tem uma marca nacional fabricando, foi lançada na feira da Scrap no mês passado.


Chalk: é um giz macio que vem em forminhas parecido com sombra, pode ser utilizado também o giz pastel seco. Ele tem um efeito de sombra, fica lindo.


Furadores: para criar suas tags e enfeites nas páginas.


Ilhós: peças circulares utilizadas como enfeites ou para fixação.


Kit de furadores e vazadores: ferramenta para furar e prender ilhós.


Crop-a-dile: outra ferramenta para furar e prender ilhós.


Bailarinas: ou Brads, são usados para fixar papéis, como miolo de flores ou enfeites nas páginas. Existem bailarinas de diversos formatos, tamanhos e cores.



RESPONDENDO PERGUNTAS

1. Posso utilizar papel de seda na página? Papel de seda é super ácido, existem marcas acid-free, mas provavelmente você só encontra em lojas de materiais artísticos.

2. Cola cascorez utilizada longe da foto pode prejudicar minha foto? A acidez migra, pode ser que demore um pouco, mas com o passar dos anos a sua foto pode amarelar.

Mas lembrem, se você quiser usar sinta-se a vontade, mas tenha consciência use uma cópia da sua foto, guarde essa página em um plástico e separada de outras páginas. Continuem mandando suas dúvidas.


FIQUE DE OLHO
Acompanhe nosso artigo para iniciantes, vamos ensinar a utilizar algumas ferramentas, também estamos com todas as dúvidas anotadinhas, vamos responder todas as questões conforme o tema do artigo.


DESAFIO
Apenas para as iniciantes, ok? Faça a sua primeira página e nos mande uma foto através do e-mail scrapcuritiba@bol.com.br, vamos fazer um sorteio entre os participantes.Nesse kit tem três páginas "Diane's Daughters", fita azul xadrez, renda, borda de papel rendado, 5 flores, 10 botões e várias cores de passamanaria.
Prazo até o próximo artigo no final de Dezembro! (28/12)

Agradecemos a sua visita e os comentários! Sua opinião é muito importante!
E um agradecimento especial às meninas que cederam fotos de suas páginas para contribuir com esse artigo.

10 comentários:

SIBELE disse...

Ótimo artigo, Karine!! Muito bem explicado e as fotos estão perfeitas!! Parabens!

Mayalu disse...

Oi ká, adorei ver minha duplinha do casamento ajudando seu artigo! Ficou ótimo, super bem explicadinho!!!
Que bom que as pessoas estão mandando duvidas!!!
Beijinhos!

cinthia disse...

Ka, ficou ótimo! Procurei muito este tipo de informações quando estava começando, tomara que as inicinates aproveitem bem - facilita muito vc ter colocado a foto dos materiais e ferramentas.
Bjão

Isabel Rocha disse...

Uma 1ª aula com nota dez.
Excelente!!!!
Bjs
Isabel

Lu Zischler disse...

Adorei o artigo, Ka!
Excelente!!
bjs

pati dias disse...

Ka,
Parabéns pelo artigo!
Super bem explicado.
Deve ajudar muita gente que está iniciando.


bjo,

Leticia disse...

Karine, adorei seu artigo, está ótimo!
Bjs

Gisele Alves disse...

Adorei seu artigo, Ka!
Muito bem explicado.
Bjnhos

Eli disse...

Karine, ficou ótima a sua primeira aula e sua primeira página.
Muito obrigada pelas dicas...
Beijos,
Eli

Brê disse...

Meninas, boa noite...

Estou AMANDO o Blog, lendo alguns posts, artigos e aprendendo bastante coisa...

Obrigada pelas dicas