sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Afinal, Scrap o quê?

Hoje nós vamos lançar uma coluna mensal para iniciantes em Scrapbooking, vamos tentar esclarecer mês a mês para as iniciantes em scrapbooking e para aquelas pessoas que ainda não conhecem essa arte, aquilo que para nós que já fazemos scrap a algum tempo, parece comum e claro.

Scrapbooking
Nos Estados Unidos da América scrapbooking é muito conhecido, de acordo com Encyclopedia of Scrapbooking (Creating Keepsakes) começou a mais de 150 anos. Mas foi em 1980 que o scrapbooking moderno (usando materiais acid-free) se tornou popular com Marielen Christensen na Conferência Mundial de Records em Utah, ela compartilhou 50 volumes de seus livros de memória da família. Os álbuns geraram tanto interesse que a família Christensen abriu a primeira loja dedicada a arte. (fonte: Encyclopedia of Scrapbooking - Creating Keepsakes)
Scrapbooking na tradução literal: Scrap – retalho, pedaços e Book – livro, então seria livro de retalhos. Simples assim? Não! Scrapbooking é muito mais que isso, é maneira que resolvemos guardar nossas memórias, contar a nossa história, preservar aquilo que para nós é muito importante, mas, de uma forma diferente, pessoal e criativa.
No Brasil o scrapbooking começou a se tornar popular no início dos anos 2000, os fóruns Brasileiros iniciaram a muito pouco tempo, é claro que muitas pessoas já faziam scrap sem saber. Lembram das agendas de adolescentes cheias de fotos, figuras, textos, poemas e recados? Então, podemos dizer que isso é uma forma criativa de recordar.

Como preservar de maneira correta suas fotos e lembranças?
Acid-Free, o que isso significa? Lembram das fotos dos nossos antepassados? Manchadas, amareladas, quase sem poder identificar quem é quem? Isso aconteceu porque as fotos foram guardadas em material ácido. A acidez dos materiais estraga as fotos, os materiais para scrapbooking são todos Acid-free, ou seja, livre de ácido. O pH, potencial hidrogênio iônico é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. O ambiente natural, o ar, é ácido. Esse ácido em contato com qualquer objeto ou substância, é transferido e acelera o envelhecimento. Papéis artísticos, papéis fotográficos, papéis que ficaram em contato com obras de artes ou fotos e papéis que se deseje guardar por muitos anos, devem ser livres de ácido, pois assim, o seu pH só começara a diminuir quando o ácido do ambiente intervir. Por isso só podemos usar materiais com pH neutro ou alcalino em nossos projetos de scrap. (fonte: Academia Canson)
É claro que nos dias de hoje, a maioria das fotos são digitais, e podemos fazer quantas cópias quisermos das nossas fotos, mas é sempre bom sabermos se o material que estamos usando é livre de ácido ou não. Se por algum acidente perdermos o arquivo de fotos, ou, se o PC estragar e não conseguirmos recuperar todas as fotos? Ficaremos mais tranqüilos sabendo que nossos álbuns de fotos vão durar por um bom tempo.

Entendi tudo. E agora?
Como começar uma página? Qual material eu preciso ter para fazer uma página? Nas lojas virtuais e físicas, existem muitos materiais e ferramentas diversas, mas como saber o que comprar? o que realmente é necessário no início? Vamos mostrar a lista de materiais básicos para se fazer uma página de scrap.

MATERIAIS BÁSICOS (o que é? Pra que serve?):

- Base de corte
Serve para proteger a mesa em que estamos trabalhando, também serve como um guia na hora de fazermos cortes nos nossos papéis.

- estilete
Para cortar o papel. Você pode escolher o modelo e a marca que se adaptar melhor existe muitos modelos e marcas: profissional, de precisão, com ponta giratória para usar em cortes com gabarito, etc.
Estilete mais conhecido

Estilete de precisão
Estilete com lâmina giratória

- tesoura
Também serve para cortar, mas não é tão precisa quanto o estilete para cortes retos, mas cortes à mão livre, cortar fitas e cortes redondos é excelente. Tem também as tesouras artesanais, que fazem cortes em formatos diferentes.

- fita dupla face
É uma fita adesiva que cola dos dois lados, pode substituir a cola.
- fita dupla face com espuma (fita banana)
É uma fita dupla face com espuma no meio, muito utilizada para dar relevo nos nossos projetos.

- cola própria para scrapbooking
A cola branca não serve para scrapbooking, pois é ácida. Devemos usar cola própria para scrapbooking, serve também a cola gel para decoupage, mas verifique se na embalagem está escrito pH neutro.

- régua de aço
Essa régua é ideal para usar em conjunto com estilete, pois não estraga com os cortes. Se usarmos uma régua comum podemos tirar lascas com o estilete, e a régua acaba perdendo um pouco da linha reta.

- papel
Sempre utilize papel próprio para scrapbooking. Papel de presente, color plus, cartolina e papel cartão, são ácidos. Existem linhas de papéis que são artísticas, na embalagem vem escrito: livres de ácido ou Acid-free ou Alcalino. Esse é o caso dos papéis como os da Filipaper, algumas linhas da Canson. Nos sites dos fabricantes você consegue saber quais linhas são apropriadas.
Existem dois tipos de papel: os decorados e os lisos que também são conhecidos como Cardstock.
Decorados da Oficina do Papel

Cardstock da Oficina do Papel

- foto
Esse é o motivo principal, a grande estrela da página!

- botão
Use sem medo!

- fitas
Use sem medo!

- tecido de algodão
Use sem medo!

Bom, por enquanto é isso. Você tem alguma dúvida? Quer saber sobre uma técnica? Não entende algum termo utilizado em scrapbooking? Escreva para o nosso e-mail: scrapcuritiba@bol.com.br e tentaremos esclarecer suas dúvidas. Todos os meses essa coluna de iniciantes tentará esclarecer e ajudar aquelas que com certeza vão se apaixonar por essa arte maravilhosa.

Agradecemos a visita e os comentários! Sua opinião é muito importante!

9 comentários:

Maya disse...

Adorei nossa nova coluna!!!
Ká, parabéns pela iniciativa!!
Vc falou tudo aquilo que agente se pergunta quando está começando!!!!
Beijos!!

Lany disse...

adorei a nova coluna, sucesso para vcs, beijinhos.

deacafe disse...

ótima coluna, meninas! adorei!! eu sou super iniciante em scrap, e ainda preciso comprar materiais (por enquanto só tenho papéis e carimbos - adoooro, e kits com papel, fita, botão, chipboard), pq uso uma tesoura mais ou menos, com um estilete mais ou menos... e só! rs e sempre fico na dúvida do "mínimo" (mas mínimo mesmo) necessário só pra começar (o resto vem aos poucos). muito legal! parabéns! beijos!

meg disse...

Parabéns pessoal, é muito bom para o iniciante. As vezes a pessoa não sabe por onde começar.

patricia dias disse...

Ká,

Amei seu texto!!! parabéns!!!
Acho que vc colocou tudo de forma bastante clara.
Vai ajudar muito as iniciantes.


bjo,

Leticia disse...

Karine, vc arrasou!!!
Seu texto está muito bom! Parabéns!

Renata Pacheco disse...

Adorei essa ideia, meninas. A gente sempre fala como se todo mundo já conhecesse o scrap, não é mesmo? Muito bom isso pra quem está começando. Bjs!

Carolina R. disse...

Ao invés de usar a cola própria para ScrapBook pode usar cola bastão?

Anônimo disse...

Adorei!
Otimo para iniciantes . Parabens. Muitoobjetivo e esclarecedor.

obrigada